clima
Saiba o que fazer para enfrentar o calor intenso em Maceió nesta terça
Com previsão de até 33 °C, Defesa Civil entra em nível de observação
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a Defesa Civil de Maceió iniciou, nesta terça-feira (30), o nível de observação do Protocolo de Calor. A medida foi adotada diante da previsão de máxima de 33 °C e mínima de 25 °C na capital alagoana, cenário que exige atenção redobrada da população.
De acordo com o órgão, o protocolo foi criado para orientar moradores e turistas durante períodos de calor intenso, reduzindo riscos à saúde. A partir dessa faixa de temperatura, podem ocorrer aumento da transpiração, elevação da frequência cardíaca e maior necessidade de hidratação.
“O protocolo de calor foi desenvolvido para cuidar da população nesse momento de temperaturas elevadas. Caso seja necessário, enviaremos alertas para que todos sigam as recomendações de segurança”, explicou o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.
Entre as orientações repassadas estão:
– Beber água com frequência, mesmo sem sentir sede;
– Usar roupas leves, claras e confortáveis;
– Aplicar protetor solar e utilizar chapéus e óculos escuros;
– Evitar atividades físicas entre 10h e 16h;
– Permanecer em locais frescos, sombreados ou climatizados;
– Nunca deixar pessoas ou animais dentro de veículos fechados.
Para receber alertas oficiais da Defesa Civil, a população deve enviar o número do CEP por SMS para o número 40199. A partir do cadastro, o cidadão passa a receber comunicados sempre que houver risco relacionado às condições climáticas.
Durante o período de observação, o órgão também intensifica o monitoramento das condições meteorológicas e da sensação térmica, além de preparar materiais informativos e canais de comunicação para eventual necessidade de alertas mais rigorosos.



